terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vamos a Brasilia?

Hoje muitos brasileiros saem em suas férias rumo a capital nacional. E para que? Parece óbvio, para fazer turismo. Será mesmo que é tão óbvio assim?
Há exatamente 26 anos atrás milhares de brasileiros saiam simultaneamente as ruas para lutar por um direito. Direito esse e hoje virou praticamente um dever, um martírio, uma obrigação. Há não mais que 26 anos brasileiros saiam as ruas para pedir votos diretos para a presidência da republica. Eleições, que hoje são pouco valorizadas, que caíram em uma rotina de conformismo entre toda a população.
E se todo mundo está insatisfeito, por que que ninguém faz nada? Por que que as pessoas deixam de ir a passeio para Brasília e passam ir a protesto? Por que os brasileiros não saem as ruas para reivindicar um presidente da camera colocando dinheiro (da própria populaçõa) nas meias.
Conformismo.
'Porque isso é normal' 'Porque todos os policos roubam' ' Porque não existe solução pra esse país'
Os jovens que nos anos 60 lutavam por seus direitos, discutiam politica e entendiam o mundo, hoje dizem que não há solução.
E os filhos desses revolucionários querem mais é terminar o Ensino Médio, trabalhar como pedreiros e curtir o show Emo do próximo fim de semana. E se a gente pergunta a eles qual foi o ultimo escândalo politico, eles nos respondem que não entendem nada de politica, que politica é chato, que tudo acaba em pizza. Onde foi parar a vitalidade do jovem de lutar e se indignar com o mundo? Acabou tudo no show de domingo, a maconha impediu de desenvolver um pensamento sobre isso.
Jovens não entendem nada de politica, e vão pra balada todo fim de semana exatamente porque o pai dele (que viveu na ditadura) não quer prender o filho, não quer mostrar para ele como foi sofrida essa época. E isso torna-se um enorme problema, esses jovens não sabem dar valor a liberdade, não se interessam pelo que esta acontecendo, acham que tudo sempre foi assim e sempre será.
As coisas estão mudando, há alguns dias foi aprovada a lei que dá liberdade ao governo vetar qualquer tipo de reportagem que aparece na televisão. Algum jovem esta preocupado com isso? Algum jovem enxerga o problema que isso pode causar? Algum jovem entende que o governo esta vetando a nossa liberdade de expressão? Não, ninguém entende, ninguém se importa! Talvez daqui há algum tempo, eles estão bloqueando conteúdos como esse na Internet também. E as pessoas vão continuar sem se importar. Quem lê esse tipo de conteudo? Menos de 1% da população?
Chega, é hora de ir a luta. Vamos a Brasília. Vamos lutar por nossos direitos, vamos questionar o governo, pressionar, ficar em cima. Vamos mostrar interesse por esse país. Vamos cuidar disso tudo que é tão rico, que é tão importante para nossa sobrevivencia! Que deixar o turismo em Brasília para os europeus? Que tal ir a Brasília e fazer o mundo rever um movimento da proporção que foi a Direstas Já? Que começar a se importar e entender o que acontece ao nosso redor?



Movimento Diretas já em 1984

2 comentários:

  1. Mari, concordo plenamente com você! O que impede os jovens de questionarem a política atual, é o conformismo e principalmente a educação que recebemos!
    Já nascemos com um Brasil fraco politicamente, com um Brasil de corrupções. Como foram nossos avós e pais os sobreviventes da ditadura, que não era nada mais do que o Brasil atual explicito, pensam eles hoje que toda sua luta foi tristemente em vão! Afinal a política brasileira não mudou, então de que adiantou toda aquela luta, passeatas, mortes, torturas, exílio?
    Cabe a nós mostrarmos à eles que não foi em vão! Graças a esses movimentos podemos votar diretamente em nossos representantes, graças a eles podemos ler e escrever tópicos como esse! Graças a eles aprendemos nas escolas ( que ainda se prestam a ensinar ) que ditadura e corrupção vai contra tudo aquilo que podemos querer para um país como o nosso, um país grande, rico, de um povo forte porém conformado!
    Gerações pós ditadura, queremos realmente vivenciar tudo aquilo novamente? Queremos que nossos filhos estudem a segunda ditadura no Brasil?
    Depende de nós o futuro brasileiro, nós colocamos no poder, nós podemos tirar! Quem faz o país é a população! E a população sou eu, e você.
    Jovens ou não, não se esqueçam que aquilo que vocês assistem na tv ou na internet, quem decide ( infelizmente ) é a política, aquilo que você pode falar ou ouvir quem decide é a política! Ela está muito mais em nossas vidas do que podemos imaginar.
    Liberdade não tem preço!

    ResponderExcluir
  2. Marii... Caramba... te admiro muitooo... sua inteligência, seus pensamentos e sua capacidade de expressão...
    Que você tenha muitooo sucesso nesta área, pois menina... você leva muitooo jeito pra coisa heim....

    Estarei sempre vindo aqui para ler seus posts e comentando sobre eles...

    Falar de política, finanças, e coisas do tipo na maneira tradicional pra nós que somos jovens é um pé no saco, mas tendo uma jovem falando da maneira jovem e para o jovens é sucessoooo...

    Te adoro flor...

    Bjim

    ResponderExcluir