segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Capítulo 2: Tchau Rio de Janeiro

Embarco na quinta-feiras as 09:50 da manhã, no aeroporto com a vista mais linda do Rio de Janeiro. Uma ótima  forma de dizer tchau, certamente.
Minhas malas estão estourando 23kg fácil e se alguém tiver um solução para isso estou aceitando. Meu quarto está constantemente bagunçado. Tanto pelas malas pelo chão, quanto pelo fato de eu não parado desde que cheguei de Campinas no Carnaval.
Minha cabeça está a mil e vazia ao mesmo tempo. Penso em coisas do passado, penso em possíveis coisas que vão acontecer. Penso que tenho que despachar 23kg de bagagem e penso que 4 meses é pouco tempo. Penso que só faltam 3 dias, penso que ainda falta muito. Não tenho ainda conclusões sobre nada, tampouco consigo expressar o que estou sentindo. Nada de frio no estomago, nada de roer unhas, nada de apreensão. Só um tempo que nunca passa e uma cabeça que nunca pensa.


Estou pesquisando um pouco sobre a cidade, os costumes locais, as curiosidades, para que o tempo passe. Para que eu me sinta fazendo algo útil. Vou reproduzir algumas coisas...


Com aproximadamente 407 mil habitantes, Florianópolis é um local único. É difícil escolher a praia mais bonita, a lagoa mais romântica, o lugar mais charmoso. Floripa, como é carinhosamente chamada, encanta de tal forma os visitantes que muitos deles não voltam para casa e acabam escolhendo esse paraíso com mais de 100 diferentes praias para viver.
Sempre fico me perguntando, quando leio esse tipo de coisas clichê, o quanto irei me apaixonar por esse lugar, o quanto vou odiá-lo, o quanto vou querer ficar lá para sempre.
Acompanhar de perto a pesca da tainha nos meses de maio e junho é uma forma bastante interessante de saber mais sobre a cultura local com os pescadores que sempre têm “causos” para contar.
Fonte


Florianópolis possui um dos mais ricos acervos rupestres do mundo, com uma numerosa quantidade de pedras com gravações milenares. Para levar conhecimento da expressão artística e cultural dos povos antigos à comunidade da Grande Florianópolis e aos turistas o Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), com incentivo do Fundo Estadual de Turismo, está promovendo exposições itinerantes de Arte Rupestre e Arqueoastronomia em Santa Catarina. A tenda itinerante de 12 x12 metros, foi montada pela primeira vez na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Será que eu finalmente realizarei o meu sonho de ver um acervo rupestre? De tomar um contato com os povos antigos de alguma forma? *o*
A Ilha de Santa Catarina é rica em lendas e personagens de diferentes períodos históricos. Entre eles estão os tupi-guaranis, etnia do Litoral Sul do país a que os exploradores europeus se referiam como carijós. Daí veio o nome de batismo da Estação Ecológica Carijós, localizada a noroeste da Ilha, onde está a capital Florianópolis. A ESEC Carijós é uma das 13 Unidades de Conservação Federais criadas no Estado.

(...) os fortes e fortalezas, entre eles o Forte de Santana, de onde é possível ver o pôr do sol com vista para a Ponte Hercílio Luz, e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, no Norte da Ilha, entre as praias de Jurerê Internacional e do Forte.
Fonte


Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000
A ilha de Santa Catarina possui uma forma alongada e estreita, com comprimento médio de 54 km e largura media de 18 km. Com litoral bastante recortado, possui várias enseadas, pontas, ilhas, baías e lagoas. A ilha está situada de forma paralela ao continente, separadas por um estreito canal.
O que torna toda a geografia POUCO bonita...
A média das máximas do mês mais quente varia de 26 ℃ a 31 ℃ e a média das mínimas do mês mais frio, de 7,5 ℃ a 12 ℃. A temperatura média anual está em torno de 21 ℃. A temperatura mais baixa registrada na cidade foi de -2 ℃ em 1975 e a máxima foi de 39 ℃. Geadas não são frequentes, mas ocorrem esporadicamente no inverno. Devido à proximidade do mar, a umidade relativa do ar é de 80% em média.
Sim, estou fugindo feliz do calor insuportável de 40° que tem feito constantemente no Rio de Janeiro. E passarei um inverno frio e feliz. (por isso minhas malas estão cheias e pesadas).

O voo livre de Parapente pode ser praticado em diversas rampas de Florianópolis. Pode-se fazer um voo duplo com instrutor habilitado. As rampas mais conhecidas são da Praia Brava, Santinho, Rio Vermelho, Mole e Lagoa da Conceição.
Me persegue, me interessa, me gosta, me falta. 

No desciclopedia...
Cquote1.png Vai te roçar nas ostras, ô! Cquote2.pngManézinho quando não gosta do que ouve. 
Já sei que manézinho é o cara que mora na parte da Ilha de Florianópolis, ou algo desse tipo...
Florianópolis possui duas línguas oficiais, o "manezês" e o portunhol sendo amba línguas sazonais. No inverno prevalece a língua nativa: o "manezês" que consiste em um português pronunciado em alta velocidade "bem rapidin" (o idioma da ilha) onde o "s" é pronunciado com som de "x" (xichs), já no verão com a vinda dos nossos hermanos porcos gringos todos os nativos mudam para o portunhol afim de agradar o turistar e afanar um pouco de bufunfa.
Será que vou pegar menezês? Considerando que estarei lá no inverno? #medo
A população de Florianópolis é única no mundo. Dependendo exclusivamente do setor de serviços em especial das divisas que os turistas trazem, em Floripa o turista é extremamente mal-tratado. Além disso, tudo fecha nos feriados (TUDO) inclusive as baladas fecham todas cedo. Se você sentir fome, a opção é comer um pastel no supermercado do Chico.
Agora, acompanhem meu raciocínio por favor... Eu, sozinha em um lugar que não conheço ninguém... Como será possível sobreviver ao feriado com TUDO fechado?!?


Veja outros capítulos: 
Inicio
Capítulo 1

Um comentário: