quinta-feira, 29 de março de 2012

9: Cidadão Ponto

Segunda-feira, 26 de março de 2012.
Aula de Radiojornalismo I
Estávamos trabalhando no programa há duas semanas com precisão. Na primeira decidimos nome, publico alvo, discutimos sobre temas, e fizemos toda a montagem. Na segunda focamos no tema que íamos abordar no primeiro programa.
Tudo estava programado para ser o Zero.
Para quem não sabe, todo tipo de objeto jornalístico antes de ir ao ar, ou ser distribuído ao publico, tem um teste. Um programa zero, que serve como um "ensaio" para ver o que funciona ou não. Só que o professor confiou na gente e algumas horas antes de ir "ao ar" ele disse:
-Vamos colocar na rádio, ao vivo!
-Calma ae professor, esse é o primeiro, não vai ao ar! Se ficar bom a gente coloca gravado depois, lembra?
-Não, mudei de ideia, vai ser ao vivo, aberto ao publico.
E sorriu, daquele jeitinho fofo que só ele consegue fazer.
Então, pronto, teríamos um programa ao vivo. Naquela tarde qualquer de segunda-feira.
Terminamos tudo relativamente tranquilo e cada uma foi para o seu hospital pegar a pauta do dia. O tema do programa era saúde.
Eu estava de repórter e fui mandada para o Hospital Universitário (H.U.), porque era dentro do campus e não corria o risco de eu me perder sozinha pela cidade. (:
Só que queriam me ver trabalhando né e me deram duas pautas: a primeira era procurar alguém que tivesse esperado meses para a marcação de consulta. a segunda era tentar falar com alguém sobre os Terapeutas da Alegria. Eu seria a primeira e a última a entrar ao vivo no programa.
Turma de Radiojornalismo I do programa Cidadão Ponto, a cidade ponto a ponto nas ondas do rádio. Antes de cada um sair para fazer o que lhe era prescrito. :)

Cheguei ao HU faltando 30min para começar o Cidadão Ponto. A primeira pauta foi bem fácil de achar. Conversei com a secretária administrativa, que marca as consultas no hospital e depois com alguns pacientes esperando a hora da consulta. Achei um senhor que estava para marcar o retorno no dermatologista desde de dezembro. Ele morava há pouco mais de 1h do HU (fazendo o trajeto de carro!!).
Ele concordou em falar. Eu perguntei que horas estava marcado a consulta e ele me disse que as 17h o médico começaria a atender. Eu disse que voltaria logo. (a produção do programa me ligaria as 16:40h e ainda faltavam 20min!). Fiz meu texto.
Fui adiantar minha segunda pauta: Terapeutas da Alegria. E aí foi divertido... Conversei com a mulher da recepção lá na sala onde ficam as visitas, ela me disse que não sabia de nada. Tinha um médico saindo e eu abordei ele, ele me disse que eu poderia ir perguntar na diretoria do hospital. Voltei na mulher e disse que queria ir na diretoria. Ela me deixou entrar. Subi dois lances de escada e lá eles me disseram que era para eu ir na Biblioteca no andar de cima. Na biblioteca me falaram para ir na pediatria, um andar pra baixo. Na pediatria me mandaram para a psicologia mais um andar pra baixo. Na psicologia... meu celular tocou! (a essa altura eu já nem sabia mais por onde tinha entrado! já tinha rodado quase o hospital todo!)
-Você ta pronta?
-CALMA AE POLI EU NUM TO PERTO DO MEU ENTREVISTADO AGORA, TO PERDIDA NO HOSPITAL! ME LIGA DAQUI 5MIN PARA EU PODER DESCOBRIR COMO EU SAIO DAQUI!
Comecei a andar bem rápido pelos corredores do hospital, perguntei para um enfermeiro e ele me indicou a saída.
Corri para o outro lado do hospital e á estava meu entrevistado, sentado tranquilo... Me recompus e fui falar com ele... Disse que entraríamos logo. Fiquei esperando meu celular tocar! Tocou, eu entrei, falei e no final para assinar a matéria:
-Eu FUI Mariana Dias para o Cidadão Ponto.
AHHH QUE RAIVA, eu num sou mais Mariana Dias! Que droga, que droga que drogaa!
Liguei na rádio para avisar que minha segunda pauta ia cair porque ninguém sabia dos Terapeutas da Alegria. E eles me disseram que ótimo porque não ia dar tempo de qualquer forma.
Enfim, mais depois que passou foi tão bom, um alívio, uma felicidade! Eu voltei direto para casa e não conseguia parar de sorrir, porque eu sabia que tinha passado e tinha dado certo.
Foi a sensação primaria de trabalhar como jornalista na rádio, foi mágico! E cada vez mais eu me apaixono por essa loucura!

Na segunda que vem o tema do programa é Educação e eu estarei como webmaster. Ou seja, produzindo e pegando perguntas da internet.
Acompanhe o programa! 

E para quem perdeu

Veja a historia toda

Nenhum comentário:

Postar um comentário