terça-feira, 22 de janeiro de 2013

dia 15 e 16 - Londres

Primeiro, foi um final de semana cheio de coisas novas e com muitos novos lugares e lugares lindos. Só que é claro que foi muita informação para minha cabeça e eu posso com certeza esquecer de alguma coisa. Caso acontecer, eu edito o post ou cito outras coisas conforme for me lembrando.
Segundo, eu estou completamente apaixonada por Londres! E eu quero desesperadamente me mudar pra lá.
Pois então, vamos...

Peguei o trem as 8:30 pra chegar em Londres as 10h. A viagem foi boa e tranquila. Andar de trem é muito luxo cara! E rápido, confortável e... Ah fala serio é trem! Desci em Londres e peguei um ônibus vermelho de dois andares os lindos e clássicos) e fui até a Oxford Street.
Cheguei no ponto e perguntei para uma senhora que estava esperando que ônibus eu pegaria, ela me ensinou a ler a plaquinha do ponto de ônibus  me falou onde eu pegaria e eu fiquei esperando. Quando o ônibus chegou eu entrei e fui peguntar para o motorista quanto pagava e ele me falou que eu tinha que comprar o passe na maquina la fora! (Acho que a mulher esqueceu de me explicar isso ¬¬) Voltei, conversei com a maquina, eu dei uma moedas para ela e ela me devolveu um papel. Esperei o próximo ônibus passar e entreguei o papel para o motorista e fui entrando. Ele me chamou de volta e me falou que eu ficaria com o papel, que ele só queria para ver! Peguei de volta, sentei e depois me lembrei que eu não sabia chegar lá, dai voltei e pedi para ele me avisar quando chegasse e ele falou, ok eu te falo. Quando o ônibus começou a andar eu descobri que ele falava sozinho. Tipo como no metro, cada ponto o ônibus fala o nome da rua e do ponto turístico mais próximo  Muitaa tecnologia cara! E eu aqui bobona pedindo para o motorista me avisar quando chegasse!
Enfim, cheguei na Oxford Street quando o ônibus me avisou que eu estava la. Aquela rua é demais. Imagine TODAS as lojas de marca do mundo em um só lugar! E todos aqueles prédios antigos ao mesmo tempo que toda aquele clima de cidade grande e metropolitana. Os preços de verdade não são tão muito bons, uma loja ou outra vale a pena e na maioria das vezes sem marca sabe? De qualquer forma, vale a pena pela loja, que vira quase um ponto turístico  A loja da Disney e linda, linda, linda, linda! Me senti super num desenho animado da Disney!

Comprei umas roupas, umas bugigangas e fui almoçar  Depois, eu comecei a tirar fotos e continuei a andar, andar. No final da tarde resolvi procurar o hostel que eu queria ficar na Oxford Street, e depois de andar muito até achar num lugar fácil e óbvio que se eu conhecesse o lugar eu teria achado com menos da metade do tempo. Mas ok, o hostel era lindo mas estava lotado e eu não tinha feito reserva. Me mandaram para um outro 3 estações de metrô de distancia. Andei mais um pouco antes de ir embora e achei uma loja da Havainas!!!!! Eles vendia galochas lindas, mas era tudo tao toa caro! Uma havainas comum, dessas slim custava 20P (multiplique por 3.5 e você vera quando da isso em reais).

Lá no hostel ele me entregou o mapa de Londres e o mapa do metrô da cidade. Peguei o meu mapinha e fui encarar o famoso Undergraund de Londres. Comprei um ticket para ir para o Hostel e outro para andar no domingo o dia todo na cidade.
Fiquei num lindo e tranquilo bairro londrino. O hostel era legal (não tao fofo quanto o da Oxford Street) mas era limpo e isso já e ótimo! Deixei todas as coisas la e fui andar pela cidade (com meu mapinha e confesso, morrendo de medo de não saber voltar).

Comecei a andar pela bairro no sentido contrario do metrô (onde eu tinha chego). Era uma descida, e eu ficava feito boba tirando fotos de tudo, porque aqueles prédios são tao lindos, aquelas construções antigas me fascinam!
Depois de andar um pouco vi um rio e uma ponte eu quando abri o mapa para ver onde era aquilo descobri que estava na margem do Rio Tamisa. *-* Depois de caminhar mais um pouquinho, eu vi a linda da London Eye. Então resolvi que ia andar até lá. E fui, pela margem no Rio em um frio delicinha, curtindo a paisagem e o clima londrino. Era umas sete da noite, o transito estava tranquilo (porque era um sábado  e tinha muitos turistas caminhando.



Estou tentando fazer com que com minhas descrição coloque vocês dentro do clima daquele lugar, mas é tao difícil explicar algo que você sente quando chega em um lugar. Não sei, eu apenas me senti bem, porque na real lá não existe nada de muito diferente de qualquer outra cidade grande.
Quando eu estava já bem perto da London Eye atravessei uma ponte, que tinha do lado uma estacão de metrô (fotos de cima) e daí o frio começou a apertar, porque na parte de cima (na ponte) estava ventando muito e isso fazia com que a sensação térmica diminuísse ainda mais. Mesmo assim continuei andando, cheguei bem perto da London Eye, tirei algumas fotos, depois tirei fotos de turista no Big Ban e no Parlamento. Apenas andei e fiquei sentido o clima da cidade, observando as pessoas, conhecendo lugares. Então  quando já estava ficando tarde resolvi que precisava ir para o hostel e me lembrei que não tinha comido nada desde o almoço.  Passei num mercado, comprei um sanduíche e fui para um ponto de ônibus  Porque eu ate poderia voltar a pá (mesmo tendo andando muito), mas estava muito frio e eu comecei a não sentir meu pés. Ainda bem que tinha pego a luva mais quente na bolsa se não provavelmente eu não estaria escrevendo agora, porque estaria sem mãos.
Andei de novo num ônibus de dois andares vermelho (morram de inveja!) e fui para o hostel. Dessa  vez no ônibus fiz tudo direitinho. (:
Tomei banho com um chuverinho que era um chuveiro ou um chuveiro que era um chuveinho. Tomei nota de não lavar o cabelo enquanto estiver em Paris se o chuveiro for igual.  Dormi mal, ansiosa demais pelo domingo.
Acordei cedo com o sinos da Catedral na rua de cima do hostel tocando. Esperei meu celular despertar, enrolei mais um pouco e me arrumei para sair. Comprei no hostel entrada pro Madame Tussauds e para London Eye.
Sai feliz para andar de metro e la fora estava mais frio do que eu imaginava e estava nevando... Era só o começo de um dia longo, frio e cheio de neve!
O metrô de Londres e algo inacreditável  E gigantesco e organizado, as pessoas são educadas, se mantem do lado esquerdo para as outras passarem (mesmo em horário de movimentação maior) e em cada corredorzinho tem um carinha cantando ou tocando um instrumento qualquer animadíssimo pedindo dinheiro e fazendo a sua arte em qualquer lugar da cidade. Um dia, quando eu for jornalista e trabalhar em Londres, eu vou fazer uma reportagem sobre esses caras! E bom, eu aprendi que duas entradas lado a lado que estão na mesma direção não necessariamente dão no mesmo lugar. E realmente um labirinto, mas muito bem sinalizado e organizado! Na verde acho bem difícil se perder em Londres, a cidade e toda organizada e sinalizada.

O Museu de Cera é algo realmente fascinante! Mais do que as estatuas, mais do que todos aqueles personagens que parecem de verdade. Tem toda uma programação lá dentro, como um trem fantasma, um lugar do medo, um cinema 4D. Ah o cinema 4D já valeu o meu passeio inteiro para Londres. Que demais aquilo! Me senti realmente dentro de um filme! Os super heróis entram dentro da sala de cinema e lutam junto comigo! hahahahhaa


Quando sai do museu, umas duas horas depois e com uma sacolinha de bugogangas (só pra variar), estava nevando, tipo MUITO! E ficou difícil de andar. Corri para o metro para fugir do frio e fui tentar ver a troca de guardas. Desci no Green Park e não vi nada de verde, porque estava tudo tudinho branco! Caminhei (ou pelo menos tentei, porque a neve impede um pouco) pelo parque e fui ate Buckingham Palace. Tinha muita gente la na frente e estava quase na hora. Quando me aproximei do portão vi a placa avisando que não ia ter troca de guardas no dia. Imagino eu que por causa da neve que não parava nunca! Que merda de neve!!! Não tinha outra justificativa para o não acontecimento do evento! Eu não entendi porque tinha tanta gente la na frente como se tivesse esperando a troca de guardas, sera que elas não sabiam ler em inglês?
Enfim, fui andar no Green Park com mais calma dessa vez, mas não aguentei muito tempo na neve. Resolvi ir ate o Piccadilly Circus.


Andei por aquelas ruas que acontecem as pré-estreias de filmes antes do mundo inteiro. Andei por todos aqueles milhões de teatro e musicais que acontecem ao mesmo tempo em Londres. Aquilo é minimamente fascinante e eu queria ter muito dinheiro para assistir pelo menos uns 5 musicais naquele lugar. São ruas que tem realmente a magia dos palcos e do cinema, o ar que se respira ali é arte. Foi aí nesse lugar que eu dei de cara, assim mesmo por acaso com a loja do M&M's e claro que morri de tirar fotos lá dentro!


 Já passava da hora do almoço e eu ainda precisava ir na London Eye antes de ir embora. Peguei o metrô e fui pra lá. Já disse que o metrô de Londres te leva para qualquer lugar da cidade? Assim que desci na estação da London Eye eu percebi o quanto o dia estava nublado e que era um dia péssimo para fazer o passeio. De qualquer forma, eu estava com o ticket na mão e não ia perder a oportunidade. Almocei, e depois fui trocar meu voucher. Só que descobri que a London Eye estava fechada por causa adivinha.. da neve! Me contentei em pegar o metrô, voltar pro hostel, devolver o voucher e pegar minha mala para ir embora.
Fui de metrô até a estação, comprei a passagem de trem, entrei no trem as 17h feliz por ter conhecido Londres (mesmo com neve) e feliz por estar indo embora cedo, para colocar tudo no lugar, jantar com minha host family e ainda fazer o homework. Só que o trem estava devagar, e ele ficava por muito tempo parado nas estações,mais do que o normal, eu imagino. Enfim, deu 18:30 e eu ainda nem estava perto de Canterbury! Até que o condutor do trem parou em uma estação no meio do nada e falou que não dava para continuar por causa da neve. Esperamos mais um tempão e ele falou que teria um ônibus para nos levar até uma outra cidade e de lá continuar o caminho. Pegamos o ônibus, e quando chegamos na estação, adivinhem? É, não tinha trem também! Já estava perto de Canterbury e a Cia de trem falou que dali cada um seguiria sua viagem por conta, porque não tinha mais trem, nem ônibus e que tava tudo interditado por causa da neve. Juntou eu e mais 3 pessoas e chamamos um taxi para irmos embora. Até que foi bem rápida a viagem e eu cheguei em casa lá pelas 8:30pm
Isso porque eu queria jantar e arrumar tudo!
Bom, conclui que em país de 1° mundo também acontecem problemas. O meu host dad falou que isso é normal, quando neva aqui, tudo para, a cidade, as escolas e até o trem! MEU DEUS DO CÉU, como assim simplesmente para? Achei um absurdo, sei lá nevou e a gente para a vida ok? Mas tudo bem, agora eu consegui entender porque as pessoas odeiam tanto, tanto a neve né!
Nem preciso contar, que cheguei morta, deixei as coisas no meu quarto de um modo que não ficassem jogadas, mas estavam todas desarrumadas, conversei um pouco com a minha mãe, fiz meu homework e adivinhem? Dormi tarde pra caramba. Mas dormi com um sorriso no rosto, dormi feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário