terça-feira, 18 de agosto de 2015

um quase-tabu,o visto americano

Oi mundo! Hoje vou falar sobre os documentos necessários para a ida para Disney e aproveitar e falar sobre os documentos necessários também para alguns países que conheço. Se você não tem ideia do que eu to falando, clique aqui.

Depois do momento de euforia por ter feito um bom negócio e pagado bem barato num pacote de viagem, caímos na real: ei precisa de visto para entrar nos Estados Unidos, fudeu! ãrn., péra, vamos pensar sobre isso...

Minha mãe não tinha passaporte, meu pai estava com o dele vencido e nenhum dos três tinha o visto americano. Eu indico que se você quer ir para os Estados Unidos, comece a dar entrada na documentação antes de comprar suas passagens como eu fiz. Porque eu corri o risco de dar tudo errado entende? Tanto o visto quanto o passaporte tem datas de validade grandes, então não tem problema você dar entrada bem antes da viagem. Sem falar que acaba indo um pouco de dinheiro, então o planejamento é essencial.

Se você está planejando viajar para algum país do Mercosul, boa notícia, sua identidade é o suficiente. O passaporte é super dispensável. Os países do Mercosul podem ser consultados aqui.

Para tirar o seu passaporte no Brasil é bem simples. Basta entrar no site da polícia federal, preencher uma ficha com dados pessoais, pagar uma exorbitante taxa. Depois do boleto pago, é só entrar no sistema da Policia Federal e marcar uma data. Em condições normais, esse processo todo é bem rápido. No caso dos meus pais, deu para fazer tudo em uns 20 dias. Para informações mais detalhadas, entre no passo a passo pelo site da Polícia Federal, clicando aqui. Preste atenção na documentação necessária para menores de idade.
No caso do Rio de Janeiro, existem diversos pontos para dar entrada na cidade, mas no link a cima é possível acompanhar todas as informações. No dia e horário marcado é só aparecer lá com seu rostinho lindo. Eles vão tirar uma foto, coletar suas digitais e falar para você voltar depois de uns 10 dias para buscar o documento. E então está pronto.

Se você pretende viajar pela União Européia, a sua lista de documentos acaba aqui! Ok, é importante levar uma reserva de um hotel, ou a carta convite de alguém dono da casa que você vai se hospedar. Bem como um extrato de cartão (travel money e/ou cratão de credito) para provar que você tem dinheiro para viajar por lá. A imigração na UE é bem tranquila e normalmente todo mundo recebe autorização de ficar durante no máximo 6 meses batendo perna pelo "velho mundo".



Mas como nem tudo no mundo é tão fácil, se você assim como eu, pretende viajar para a America vai ter que dispor de mais um pouquinho de dinheiro e tempo. Visto Americano. Existem diversos tipos de visto para entrar nos EUA, mas como aqui estamos falando de turismo, vou me atentar para esse tipo. Você pode conseguir um passo a passo do precedimento no site do consulado americano no Brasil. Mas em resumo, preencha o DS-160 (formulário online em inglês disponível no site do consulado). Esse é um formulário que deve ser preenchido com calma e conferido para que nenhuma informação seja completada errada. Qualquer erro no DS-160 causa uma recusa no visto. Um dica para quem não domina muito o inglês, não está com paciência para o preenchimento do formulário ou está morrendo de medo de dar alguma coisa errada nesse processo é contratar uma agência para esse trabalho. Uma amiga contratou uma aqui no Rio quando foi para a Disney no começo do ano por menos de R$ 100 por pessoa e a agencia faz todo o procedimento burocrático para você. Eu não lembro o nome da agência, mas quem tiver interesse pode entrar em contato pelo telefone: (21) 981159238.
Depois do formulário preenchido outra taxa do consulado americano. Então você entra em um outro site para marcar as duas visitas. (no caso de contratar uma agência, ela também fará a marcação para você). São duas visitas: 1- cadastro de fotos e digitais (No Rio o prédio é no Humaitá); 2- entrevista no consulado americano (no Centro do Rio). Esse processo todo durou um mês. Fizemos o processo todo os três juntos e todas entrevistas foram feitas em família. Se tiver for viajar em família, faça o processo com seus familiares, facilita tudo.
Dicas pessoais da temida entrevista.
1- você não tem nada a temer, então não fique com medo e conte a verdade. Eles falam em português!!
2- seja firme e no caso de entrevistas em família combine com uma pessoa só falar para não dar a impressão de nervosismo
3- você está sendo observado desde a hora que entra na fila, haja naturalmente
4- tome cuidado com o visto para menores de idade, siga rigorosamente os procedimentos que vai receber durante o processo.
5- pesquise, leia e converse com todo mundo que você conhece que já passou por isso. A internet está aí para facilitar a vida, aproveite! Comece a pesquisa com esse artigo do Vai pra Disney?.
Não se preocupe, a organização é extrema e todo o passo a passo é recebido pelo e-mail. No dia do cadastro de digitais e da entrevista vá obrigatoriamente com o seu DS-160 e no dia da entrevista não é permitido entrar com celular e nem objetos cortantes.
Ao contrário do que parece, não tem segredo nenhum, seguindo rigorosamente os passos exigidos pelo consulado não tem erro. Daí é só ouvir "visto concedido e boa viagem".

Claro que ficamos apreensivos e que dá aquele medinho básico. Principalmente porque já tínhamos comprado tudo e precisava dar tudo certo. Talvez por isso que tomamos todos os cuidados necessários para dar tudo certinho mesmo. E deu.
Optamos por receber os passaportes em casa e depois de uns 15 dias eles chegaram com as anotações do visto americano e a autorização de 10 anos.

Países como o Canadá também é necessário de visto para entrar. Eu não conheço muito o procedimento, mas o ideal seja no Canadá ou em qualquer outro país é buscar informações pelos sites do consulados. Não tem erro buscando a informação no lugar certo.

Depois foi só alegria e sorriso. Podíamos planejar de verdade nossa viagem.
Amanhã conto sobre o aluguel do carro, documentos para dirigir e a escolha por esse meio de transporte.

O texto ficou gigante eu sei, mas esses procedimentos de documentos são burocráticas mesmo. Mas não são impossíveis e nem tão complicados quanto parece. Se joguem de cabeça galera!

Para ver outros posts, acessem aqui.
Perguntem e participem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário